Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-ES.
O Conselho Regional de Representantes Comerciais no Estado do Espírito Santo (Core-ES) participou como convidado da sessão solene que concedeu o título de Doutora Honoris Causa a escritora e linguista Conceição Evaristo, um dos maiores nomes da literatura contemporânea brasileira, promovida pelo Conselho Universitário, no dia 15 de abril. Ela foi a primeira mulher negra a receber a maior distinção da Ufes.
Representaram o Core-ES, o Conselheiro Fiscal, Fernando Pinto Almeida Junior, e a Assessora da Presidência, Marília Marques.
Realizada no Teatro Universitário, o evento foi prestigiado por estudantes, professores, técnicos administrativos, entidades do movimento negro, parlamentares municipais, estaduais e federais, representantes do movimento estudantil, de órgãos governamentais, de direitos humanos e de movimentos sociais, entre outros que prestigiaram o evento. Ao entrar no Teatro, a escritora foi ovacionada pelo público.
O coral do Instituto Serenata d'Favela abriu a solenidade, interpretando o rap Canção Infantil, de Cesar MC.
Conceição Evaristo foi conduzida à mesa por representantes dos proponentes do título honorífico, uma iniciativa apresentada formalmente ao Conselho Universitário pelo Departamento de Serviço Social da Ufes, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade, e com adesão de um conjunto de entidades e organizações do movimento negro.
Além de Conceição Evaristo compuseram a mesa o reitor Eustáquio de Castro, presidente da sessão solene; a vice-reitora Sonia Lopes; o presidente do Conselho de Curadores da Universidade, professor Robson Zuccolotto; e a representante da comissão proponente do título, professora Rita Lima.
Em seu discurso, afirmou: “É muito bom ver esse auditório cheio e dizer que, mesmo com todos os percalços que nós temos vivido, eu acho que o Brasil tem jeito. Eu saio daqui muito feliz com esse meu título e também fico muito feliz porque certifica para mim que a educação é um lugar de transformação”.
O reitor Eustáquio de Castro encerrou a solenidade reafirmando a importância da professora para a Universidade. “É uma honra para a Ufes conceder a maior distinção de uma universidade à senhora. Esse é um momento histórico porque, ao reconhecê-la, esta universidade também se reconhece. Reconhece a urgência de escutar outras vozes, de valorizar outras epistemologias, de dar lugar àquilo que por tanto tempo foi silenciado. Professora, a senhora nos ensina que a palavra não é apenas instrumento, mas também testemunha e potência de mudança. Que a escrita pode ser abrigo, denúncia, resistência e, também, cura. E que a literatura, a sua literatura, é uma forma de nos convocar à responsabilidade ética com as vidas negras, com as mulheres negras, com o povo negro desse país”.
A participação do Core-ES em eventos institucionais promovidos por outras entidades é fundamental para o fortalecimento das relações, para a promoção da representatividade da categoria e o alinhamento com políticas e iniciativas que impactam diretamente os representantes comerciais. Esses momentos também são oportunidades estratégicas para ampliar o diálogo, trocar experiências e consolidar parcerias em prol do desenvolvimento e reconhecimento da profissão.