Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-ES.

Core-ES

Notícia

Core-ES participa de Fórum Empresarial promovido pela Acaps

Por: Marília Marques | 01/07/2025 | 15:43

 

A convite da Acaps Trade Show, a assessora da presidência do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Espírito Santo (Core-ES), Marília Marques, participou do Fórum Empresarial Acaps 2025, realizado no dia 25 de junho. O evento teve como tema central Legado e Propósito nas Empresas Familiares” e contou com palestras, apresentação de case e mesa-redonda. A iniciativa teve patrocínio do Sicoob e apoio institucional do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – Núcleo Espírito Santo (IBGC-ES).

Na abertura, o presidente da Acaps, João Falqueto, destacou o compromisso da entidade em apoiar as empresas associadas na busca pela excelência, sustentada pelos pilares da capacitação, representação e relacionamento.

Palestras

O coordenador do IBGC-ES e diretor de Formação de Lideranças do Movimento Espírito Santo em Ação, Gabriel Feitosa, e a diretora Administrativa e Financeira do Grupo Estel, Caroline Favarato ministraram a palestra “Boas Práticas em Governança Corporativa”.
Foram abordados fundamentos da governança corporativa, primeiros passos para implementação e os benefícios para empresas familiares, além dos cinco princípios da governança: integridade, transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade.
Durante sua fala, Caroline compartilhou um case do Grupo Estel, ilustrando ações e estratégias voltadas à sucessão empresarial.Em seguida, o empresário, mentor, conselheiro independente, professor e autor de livros de negócios, Carlos Alberto Júlio, apresentou a palestra “O Segredo da Mudança de Cultura”.
Ele ressaltou que a cultura organizacional não é estática nem rígida: ela precisa acompanhar as transformações da sociedade, das pessoas e da gestão. O palestrante destacou que o antigo modelo PCC (Planejamento, Comando e Controle) cede espaço a novas abordagens, baseadas em empatia, colaboração e prototipação. “É preciso ter coragem para testar rápido, aprender com os erros e tentar novamente, de forma diferente”, afirmou.Carlos Júlio também reforçou que empresas avessas ao erro tendem a bloquear a inovação. “A cultura precisa estar alinhada à estratégia, que é o que dá direção ao negócio. Quando necessário, é a cultura que deve mudar para viabilizar o alcance dos resultados”, concluiu.

Mais Notícias

Coletamos dados exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, e para funcionamento de serviços de legítimo interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.