A coordenadora geral do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Espírito Santo (Core-ES), Fernanda Pianca, participou da Oficina de Procedimentos para Eliminação Responsável de Documentos, ministrada pela Coordenadoria de Gestão Documental do Arquivo Nacional e promovida pelo Confere, entre os dias 3 e 6 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Destinada aos colaboradores do Sistema Confere/Cores, a oficina ofereceu uma formação teórica e prática sobre os aspectos normativos da gestão documental.
Esse tipo de aprendizado é fundamental para que as entidades públicas possam identificar e selecionar os documentos passíveis de serem eliminados, bem como conduzir o processo de eliminação em conformidade com a legislação e recomendações vigentes.
A eliminação responsável ajuda a evitar o uso indevido de informações sensíveis e pessoais, como dados de cidadãos, contratos e documentos fiscais; a otimizar os recursos e melhorar a eficiência administrativa; ajuda a preservar a memória pública, pois a eliminação leva em conta critérios que respeitam a preservação da memória institucional e histórica, além de contribuir para a transparência pública.